Agora que parece que voltei, de vez, à dieta, tenho andado muito mais preocupada, claro, com aquilo que como. E, para não me enjoar de saladas, tenho procurado receitas ou improvisado/adaptado outras que já gostava anteriormente.
Desta vez, a adaptação foi mesmo da típica quiche. Como a minha família viveu em França alguns anos, herdaram o gosto pela comida francesa e eu, desde pequena, sou fã das quiches. O problema é que a massa que levam como base, as natas e outros ingredientes que ás vezes colocamos (como o queijo e o bacon, por exemplo) tornam-na numa opção calórica e com muitos hidratos.
Ora, uma vez que o meu objectivo é cortar com os hidrato de carbono depois do pequeno-almoço, tive de proceder a várias alterações à receita tradicional. A massa ficou de fora, tal como as natas, bacon e queijo e dei as boas-vindas aos ovos, leite magro e fiambre ou salmão.
Em vez de fazer a quiche numa forma grande, para depois cortar às fatias, experimentei usar formas pequenas para que seja mais fácil de transportar. Fica, então, a ideia para levar para a praia ou em pequenos tupperwares, como pequenos lanches saudáveis ou até mesmo em refeição, acompanhados de salada, resultando tão bem em quente como em frio.
Passo a partilhar convosco a receita, sendo que podem facilmente acrescentar outros ingredientes ou trocar por outros que gostem mais. Neste dia aproveitei os ovos e o leite e fiz dois tipos de quiche: fiambre e salmão fumado.
Ingredientes:
- 6 ovos
- Leite magro
- Salmão fumado OU Fatia grossa de fiambre
- Pimenta
- Alho
- Sal q.b
- Ervas a gosto (no meu caso usei Cebolinho)
* Formas de cupcakes ou mini-formas, em silicone (como ESTAS)
Modo de preparação:
- Ligar o forno a 180º
- Numa terrina, mexer os 6 ovos e juntar-lhe leite magro;
- Acrescentar sal, pimenta, alho e ervas até ficar ao vosso gosto;
- Nas formas, colocar o salmão fumado ou o fiambre, cortados aos cubos
- Verter a mistura dos ovos/leite em cada uma das formas
- (Não o fiz mas, para quem quiser, podem colocar queijo ralado light por cima para fazer de 'cobertura' mais crocante)
- Se o forno já tiver quente, colocar as formas no forno
- Assim que virem que já está no ponto, retirar, deixar arrefecer e comer.
NOTA: As formas em silicone, uma vez que não vamos usar massa/base para fazer as quiches, são a melhor opção porque, assim, podemos retirar as quiches sem que colem às formas. Podem encontrar em várias lojas a preços baixos, como na LojaViva (AQUI) ou até mesmo nas lojas dos chineses.
|
Antes de ir para o forno, coloquei mais umas ervas por cima |
|
Fiz logo um tabuleiro cheio para dar para vários lanches e algumas refeições |
|
Já depois de ir ao forno, o aspecto foi este. |
Bom apetite!
◆ Seguir no Facebook ◆
Etiquetas: fitness, personal, Receitas
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial